Pedagogia


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Curso de Pedagogia da FACIG tornou-se referência na Região Metropolitana Norte, profissionalizando a mão-de-obra de qualidade para atuar na rede de educação em todos os municípios vizinhos.

Representa algo mais do que uma nova concepção de curso de formação de professores, tem colaborado para resolução de inúmeros problemas sociais e econômicos ligados à educação em toda a região metropolitana norte.

O profissional formado em Pedagogia tem garantia de vaga no ensino formal, seja como orientador ou como professor. Por isso o projeto do curso materializa os anseios e necessidades da sociedade civil organizada da região metropolitana norte, sendo referenciada pelas lideranças políticas, por entidades não governamentais, sindicatos e representações sociais.

Há duas principais profissões para aquele que escolhe cursar Pedagogia:

  • Pedagogo:este profissional trabalha como orientador educacional em creches, escolas e universidades, verificando o cumprimento dos currículos educacionais de acordo com as orientações do MEC. Além disso, pode trabalhar na parte administrativa dessas instituições e até mesmo como diretor de qualquer espaço ligado ao ensino.
  • Professor de educação infantil:o formado em Pedagogia também pode atuar como professor de educação infantil, ou seja, no magistério em escolas e creches, trabalhando a alfabetização dos pequenos, por exemplo.

Esse profissional também pode trabalhar em empresas, ONGs e instituições culturais, desenvolvendo projetos culturais, sociais e educacionais.

OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA

  • A duração do curso é de quatro anos, divido em 8 períodos.
  • Para adquirir o diploma, é necessária a comprovação de estágio obrigatório e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.
  • Nosso corpo docente é formado por especialistas, mestres e doutores.
  • O curso de Pedagogia da FACIG teve conceito 4 na última avaliação do MEC (a nota máxima é 5);
  • O aluno do curso de Pedagogia estuda matérias da área de Ciências Humanas e Sociais, princípios e metodologias da administração escolar, estrutura e funcionamento de todo o sistema de ensino vigente, fora as novas tecnologias educacionais que têm sido de grande ajuda na reformulação metodológica e didática, pois chama mais a atenção das crianças.

Outras áreas que o profissional formado em Pedagogia pode atuar: com Educação Especial, desenvolvendo material didático e aplicação de aulas para crianças, jovens e adultos com necessidades educativas especiais; orientador educacional, dando suporte aos jovens na escolha de sua carreira futura, além de trabalhar em empresas (Pedagogia Empresarial) e hospitais e clinicas especializadas (Pedagogia Hospitalar).

« Voltar